Para assinalar em festa esta Semana da Leitura, o auditório da escola sede ficou repleto de pequenos espetadores que, nas duas sessões realizadas, aplaudiram o espetáculo do Príncipe Nabo, de Ilse Losa, bem representado pela companhia Sol d'Alma.
Lugar de partilha e divulgação de contos, cantos e encantos, dinamizado pela biblioteca escolar e pelas turmas do pré-escolar e do 1º ciclo do Agrupamento de escolas de Ovar
sexta-feira, 31 de março de 2017
quinta-feira, 30 de março de 2017
LER PARA SER; LER POR PRAZER
A Semana da Leitura decorre e são muitas as atividades à volta dos livros:
Reflexão...porque leio e para que leio?
...professores, assistentes operacionais

Leitura a pares... para SER e por PRAZER
Reflexão...porque leio e para que leio?
Exposição na escola sede dos trabalhos feitos colaborativamente com a família sobre o conto A Princesa de Aljustrel
Histórias, muitas histórias, contadas por todos...
...professores, assistentes operacionais

segunda-feira, 27 de março de 2017
domingo, 26 de março de 2017
LER PARA SER E O PRAZER DE LER
Ler...ler...ler, sempre e em todo o lado. Ler para ser, ler por prazer.
De 27 a 31 de março comemora-se a Semana da Leitura, com diversas atividades em torno da leitura.
João Vaz de Carvalho (http://hipopomatosnalua.blogspot.pt/)
A escola que não proporciona aos alunos o contacto com a leitura, não ensina a ler!
De 27 a 31 de março comemora-se a Semana da Leitura, com diversas atividades em torno da leitura.
João Vaz de Carvalho (http://hipopomatosnalua.blogspot.pt/)
A escola que não proporciona aos alunos o contacto com a leitura, não ensina a ler!
domingo, 19 de março de 2017
«MIUDOS A VOTOS» Sessões de esclarecimento e eleição
Durante a campanha eleitoral, foram muitas as atividades que, por sua iniciativa, os alunos levaram a cabo para esclarecer os colegas: debates, sessões de esclarecimento, comícios, teatros, coreografias...

Estas iniciativas constituem sempre experiências significativas no domínio da cidadania.

EB Combatentes - O gigante egoísta
EB S. João - O Diário de um banana
EB Oliveirinha - Teatro às Três Pancadas
EB Ponte Nova - O Tubarão na Banheira
EB S. Donato - Porque é que os Animais não Conduzem?
Aguardam-se agora os resultados nacionais das eleições “Miúdos a Votos: quais os livros mais fixes?”, uma iniciativa inédita da VISÃO Júnior e da Rede de Bibliotecas Escolares, com o apoio do Plano Nacional de Leitura e da Pordata, que apurará a lista dos livros que as crianças e jovens portugueses mais apreciam, segundo o ciclo de ensino que frequentam.
O resultado será conhecido em abril, assinalando o Dia Mundial do Livro.
domingo, 12 de março de 2017
MIÚDOS A VOTOS
Numa iniciativa inédita, a VISÃO Júnior e a Rede de Bibliotecas Escolares organizam a eleição dos livros preferidos das crianças e jovens portugueses.
O processo é semelhante ao de umas eleições políticas, promovendo simultaneamente a leitura e a cidadania: houve recenseamento e apresentação de candidaturas.Decorre agora a fase final da campanha eleitoral, que ESTÁ AO RUBRO e dia 17 será a votação e o escrutínio dos votos, organizados e participados por alunos.

Durante a campanha eleitoral, nas escolas de Combatentes, Oliveirinha, Ponte Nova, S. João e S. Donato, os alunos defenderam junto dos colegas os seus livros preferidos – fazendo comícios, sessões de esclarecimento, debates… e elaborando com muita criatividade cartazes, crachás e outro material de propaganda.
Com esta iniciativa, os alunos ficarão a conhecer como se desenrola um processo eleitoral e para que serve. Esta iniciativa, que pretende dar voz às crianças e jovens portugueses, habitualmente pouco auscultados em processos de decisão que lhe dizem diretamente respeito, possibilita um processo de aprendizagem importante, que ajudará a formar cidadãos de pleno direito.
O projeto que visa apurar os livros favoritos dos nossos jovens tem o apoio do Plano Nacional de Leitura, da Comissão Nacional de Eleições, da Pordata e da Direção-Geral de Educação (DGE).
Alguns exemplos de material produzido autonomamente pelos alunos:
SEMANA DA LEITURA 2017
A 11ª edição da Semana da Leitura desafia as escolas das redes pública e privada a celebrarem, mais uma vez, a leitura através da dinamização de ambientes festivos e plurais que envolvam as suas comunidades educativas e a população em geral em atividades centradas na leitura e no prazer de ler em todos os momentos e em qualquer lugar.
A relevância do ato de ler, a partilha do gosto que decorre da experiência da leitura é uma oportunidade para se estreitarem laços e para se cimentarem partilhas, para propiciar um crescente conhecimento de cada um e dos outros, para estimular a imaginação, o sonho e a compreensão da realidade e do mundo. Partilhar o gosto pela leitura é, nesta medida, uma forma de se convidarem as crianças, os jovens e os adultos a, também eles, serem leitores, conhecendo e partilhando narrativas, discutindo ideias e sensações, explorando a musicalidade das palavras e refletindo em conjunto sobre o que se lê.
Neste quadro, entre 27 e 31 de março de 2017, a Semana da Leitura convida escolas e agrupamentos a partilharem o gosto pela leitura e o prazer de ler com as suas comunidades, envolvendo a comunidade educativa, as autarquias, as empresas,associações e instituições diversas, de modo a transportar a leitura para o domínio público e coletivo e a contar com os contributos e a participação de todos na festa da leitura. Assim, nesta 11º edição, para além da visibilidade e da celebração da Leitura, pretende-se dar voz e espaço aos leitores, presentes e futuros, na partilha contagiante do gosto e do prazer de ler, na exploração das sonoridades e da musicalidade das palavras e das frases, na descoberta da pluralidade de sentidos, pela dramatização de universos narrativos e poéticos de todos os tempos e contextos, centrando-se, esta iniciativa de âmbito nacional, no tema «O Prazer de Ler».
sexta-feira, 10 de março de 2017
À VOLTA DOS LIVROS
Ler é bom, ler abre os nossos horizontes, ler dá-nos prazer...

É bom ler mas também é bom partilhar o que se lê. É o que fazem os alunos da turma C, à terça feira à tarde: a aula passa-se no espaço da Biblioteca. Cada aluno fala do livro que leu, o que o impressionou, porque aconselha ou não a sua leitura, o que mais o emocionou. Esta partilha, muitas vezes, influencia novas escolhas pois a curiosidade instala-se...
Subscrever:
Mensagens (Atom)