domingo, 12 de março de 2017

MIÚDOS A VOTOS

Numa iniciativa inédita, a VISÃO Júnior e a Rede de Bibliotecas Escolares organizam a eleição dos livros preferidos das crianças e jovens portugueses.
O processo é semelhante ao de umas eleições políticas, promovendo simultaneamente a leitura e a cidadania: houve recenseamento e apresentação de candidaturas.

Decorre agora a fase final da campanha eleitoral, que ESTÁ AO RUBRO e dia 17 será a votação e o escrutínio dos votos, organizados e participados por alunos.

Durante a campanha eleitoral, nas escolas de Combatentes, Oliveirinha, Ponte Nova, S. João e S. Donato, os alunos defenderam junto dos colegas os seus livros preferidos – fazendo comícios, sessões de esclarecimento, debates… e elaborando com muita criatividade cartazes, crachás e outro material de propaganda.

Com esta iniciativa, os alunos ficarão a conhecer como se desenrola um processo eleitoral e para que serve. Esta iniciativa, que pretende dar voz às crianças e jovens portugueses, habitualmente pouco auscultados em processos de decisão que lhe dizem diretamente respeito, possibilita um processo de aprendizagem importante, que ajudará a formar cidadãos de pleno direito.

O projeto que visa apurar os livros favoritos dos nossos jovens tem o apoio do Plano Nacional de Leitura, da Comissão Nacional de Eleições, da Pordata e da Direção-Geral de Educação (DGE).

Alguns exemplos de material produzido autonomamente pelos alunos:









Sem comentários: